Bruxelas, Bélgica, 6 de abril de 2025, Associated Press – Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) concluíram uma reunião de dois dias em Bruxelas com a promessa de acelerar os esforços para aumentar os investimentos em defesa.
Foi a primeira participação do novo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em um encontro da aliança. Durante as discussões, representantes destacaram o compromisso dos EUA com a OTAN, mas também reforçaram que Europa e Canadá precisam assumir maior responsabilidade na segurança coletiva.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou que a mensagem de Rubio foi clara: Washington continuará comprometido com a aliança, mas espera que os demais aliados elevem os gastos com defesa. O governo dos Estados Unidos, sob a administração do presidente Donald Trump, tem pressionado os membros da OTAN a destinarem até 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para despesas militares.
Rutte também destacou a importância de ampliar a cooperação com o Japão e outros parceiros do Indo-Pacífico, diante do crescimento acelerado da base industrial de defesa da China. O secretário-geral classificou o país asiático como uma ameaça e alertou: “Não podemos ser ingênuos quanto à China.”
Com o objetivo de fortalecer relações estratégicas, Rutte visitará o Japão na próxima semana, onde deve se reunir com autoridades locais para debater cooperação no setor de defesa e estratégias frente à crescente influência chinesa na região.
- Universidade de Tóquio terá nova faculdade em 2027 - 7 de abril de 2025 2:26 am
- Risco de deslizamentos aumenta após incêndio em Ehime - 7 de abril de 2025 2:20 am
- Zelenskyy condena ataque russo que matou 18 civis na Ucrânia - 7 de abril de 2025 2:06 am