Tóquio, província de Tóquio, Japão, 15 de abril de 2025 – NHK – O principal índice acionário da Bolsa de Tóquio, o Nikkei 225, fechou o dia em alta nesta segunda-feira (14), impulsionado por uma aparente redução nas tensões comerciais entre Estados Unidos e China.
Durante o pregão, o índice chegou a subir até 2,2% em relação ao fechamento da sexta-feira (11), antes de encerrar o dia com um ganho de 396 pontos, ou 1,2%, cotado a 33.982.
O movimento foi liderado por compras em ações de empresas de semicondutores e componentes eletrônicos, refletindo otimismo do mercado diante de uma possível reavaliação da política tarifária dos Estados Unidos.
Analistas apontam que alguns investidores voltaram a adquirir ações ao considerar que o ex-presidente Donald Trump poderá não manter sua estratégia de tarifas caso os mercados continuem reagindo negativamente, com vendas de ações, títulos do Tesouro americano e queda do dólar.
Na semana anterior, o mercado japonês teve um desempenho volátil, com três quedas expressivas, incluindo um tombo de 7,8%, e dois fortes avanços. Um deles, na quinta-feira (10), representou a segunda maior alta em pontos da história do índice, com um salto de 9,1%.
A recuperação desta segunda (14) reforça a sensibilidade do mercado japonês às decisões políticas e econômicas das maiores economias do mundo, refletindo o clima de incerteza, mas também as oportunidades em meio às disputas comerciais globais.
- Trump corta verbas federais para Harvard - 16 de abril de 2025 1:41 pm
- Empresas chinesas impulsionam setor eletrônico na Rússia - 16 de abril de 2025 11:26 am
- Kumamoto se reergue após terremotos e atrai turistas - 16 de abril de 2025 10:57 am