11 C
Kóka
sábado, 19 abril, 2025 9:36: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Kumamoto se reergue após terremotos e atrai turistas

Nove anos após os abalos, cidade reconstrói patrimônio e vê crescimento do turismo

Kumamoto, província de Kumamoto, Japão, 16 de abril de 2025 – NHK Japan – Há nove anos, a província de Kumamoto foi atingida por dois terremotos devastadores em um intervalo de três dias. Ambos os tremores registraram intensidade sísmica sete, o nível mais alto na escala japonesa, resultando em 278 mortes, incluindo vítimas indiretas decorrentes da tragédia. Desde então, a região tem avançado na reconstrução e agora celebra um renascimento que inclui forte crescimento do turismo.

A área de Aso, uma das mais afetadas, passou por um extenso processo de recuperação. A nova Ponte Shin-Aso Ohashi foi inaugurada em 2021, substituindo a antiga Aso Ohashi, que desabou após deslizamentos de terra causados pelos terremotos. Em 2023, a Ferrovia Minami-Aso retomou suas operações completas após anos de interrupções. No final do ano passado, foi finalizada a restauração completa do Santuário Aso, incluindo o icônico portão em estilo Romon, símbolo cultural que havia ruído durante o desastre.

O turismo acompanha esse processo de revitalização. A cidade de Aso recebeu cerca de 6,88 milhões de visitantes no último ano, superando os níveis registrados antes do terremoto. Em 2016, o número havia despencado para 3,16 milhões. Além das tradicionais paisagens naturais, como a planície de Kusasenri, os turistas agora se interessam também por locais relacionados ao terremoto, como estruturas danificadas preservadas e o museu KIOKU, criado para transmitir as memórias e lições do desastre.

A região, que viveu na pele os efeitos de uma catástrofe, se torna exemplo de resiliência e preparo, incentivando não apenas a visitação, mas também a conscientização sobre a importância da prevenção e resposta a desastres naturais.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img