Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 23 de abril de 2025, NHK – A Agência Meteorológica do Japão divulgou nesta terça-feira (22) sua previsão para os meses de maio a julho, indicando que o país enfrentará temperaturas mais altas que o habitual em grande parte do território.
Segundo o comunicado, a elevação das temperaturas será causada pela expansão de um sistema de alta pressão do Pacífico em direção ao arquipélago japonês, juntamente com o deslocamento das correntes de jato para o norte. O fenômeno trará ar quente para a maior parte da ilha principal do país, do norte ao oeste do Japão.
Combinado ao aquecimento global, esse cenário deve elevar as médias de temperatura já a partir de maio, com tendência de se manterem normais ou superiores à média no norte, centro e oeste do país. Nas regiões de Okinawa e Amami, espera-se temperatura dentro da média para o mês.
Para junho e julho, a previsão é de calor acima do normal em todo o Japão. Apesar disso, a possibilidade de registros extremos como os do ano passado, especialmente em julho, é considerada baixa, uma vez que o fenômeno El Niño, que influencia no aumento das temperaturas, está perdendo força.
Um representante da agência alertou que os avisos de risco de insolação começarão a ser emitidos a partir de quarta-feira (23). Ele orientou a população a se manter informada e adotar medidas preventivas, como verificar o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado e se hidratar regularmente.
Além do calor, a agência prevê chuvas dentro ou acima da média no norte do Japão durante o período, com maior intensidade em junho e julho. Para as demais regiões, as chuvas devem seguir níveis normais, embora haja risco de aumento devido ao fluxo de ar quente e úmido na frente de chuvas sazonais.
- Brazilian Day Gunma 2025 acontece neste fim de semana - 23 de abril de 2025 11:28 am
- AbsolutUnsa lança “Draufspringer (John SAS Remix)” - 23 de abril de 2025 7:42 am
- Brasileiros celebram a Festa Junina no palco da Expo 2025 Osaka - 23 de abril de 2025 6:16 am