13.7 C
Kóka
quarta-feira, 23 abril, 2025 1:05: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão inicia desmontagem inédita de reator nuclear

Usina de Hamaoka começa retirada de reator comercial e prevê conclusão do processo em 2042

Shizuoka, Província de Shizuoka, Japão, 23 de abril de 2025, NHK – A operadora Chubu Electric Power abriu nesta terça-feira (22) as portas da usina nuclear de Hamaoka, localizada na Província de Shizuoka, para que a imprensa acompanhasse um momento inédito no Japão: a desmontagem de um reator comercial.

O processo, iniciado oficialmente no mês passado, marcou a retirada da tampa de aço do vaso de pressão do reator número 2, com cerca de 6 metros de diâmetro e 3 metros de altura. A estrutura foi cortada por uma enorme máquina diante dos observadores que assistiam à operação por uma janela do edifício do reator.

A empresa deu início ao descomissionamento das unidades 1 e 2 da planta em 2009. A meta é concluir a desmontagem dos dois reatores até o ano fiscal de 2035 e encerrar todo o processo de desativação da usina até 2042.

Estima-se que cerca de 20 mil toneladas de resíduos radioativos sejam gerados ao longo da operação, incluindo metal e concreto contaminado. Ainda não foi definido um local para o descarte final desses materiais, mas a Chubu Electric informou que os rejeitos serão acondicionados em contêineres projetados para conter a radiação, que ficarão armazenados sob o prédio do reator.

Hori Masayoshi, alto executivo da usina de Hamaoka, destacou o compromisso da empresa com a segurança dos trabalhadores e da população local durante toda a operação. Segundo ele, a escolha de um local para a destinação final dos resíduos ainda está em estudo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img