Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 23 de abril de 2025, Kyodo News – O governo do Japão está avaliando a possibilidade de propor um aumento na importação de arroz dos Estados Unidos dentro do sistema vigente de “acesso mínimo”, como parte das negociações bilaterais sobre tarifas. A medida visa atender às exigências comerciais americanas, especialmente no setor agrícola, sem causar grandes impactos aos produtores japoneses.
Durante as conversas mais recentes com autoridades japonesas, os Estados Unidos destacaram interesse em ampliar as exportações de arroz, carnes, batatas e outros produtos agropecuários. Atualmente, o Japão importa cerca de 770 mil toneladas de arroz por ano sem tarifas, sendo que mais de 340 mil toneladas vieram dos EUA no último ano fiscal.
Para minimizar os efeitos sobre os agricultores locais, uma das propostas em análise seria o estabelecimento de uma cota específica para o arroz americano, modelo semelhante ao discutido anteriormente no âmbito do Acordo de Parceria Transpacífico (TPP).
Além do arroz, o governo japonês também considera alternativas como a ampliação da compra de soja, milho e outros produtos agrícolas dos Estados Unidos. A expectativa é que essas medidas possam abrir caminho para avanços nas negociações sobre as tarifas americanas que afetam exportações japonesas.
As autoridades japonesas deverão intensificar as articulações internas e diplomáticas para formular uma proposta concreta antes da próxima rodada de negociações comerciais com os Estados Unidos.
- Brazilian Day Gunma 2025 acontece neste fim de semana - 23 de abril de 2025 11:28 am
- AbsolutUnsa lança “Draufspringer (John SAS Remix)” - 23 de abril de 2025 7:42 am
- Brasileiros celebram a Festa Junina no palco da Expo 2025 Osaka - 23 de abril de 2025 6:16 am