Londres, Inglaterra, Reino Unido, 6 de abril de 2025, BBC News – A montadora Jaguar Land Rover, sediada no Reino Unido e controlada pelo grupo indiano Tata Motors, anunciou a suspensão temporária de seus envios de veículos aos Estados Unidos durante o mês de abril. A decisão é uma resposta direta à nova tarifa de 25% imposta pelo governo dos Estados Unidos sobre a importação de automóveis.
Segundo porta-voz da empresa, a medida faz parte de um plano de ações de curto prazo enquanto a companhia trabalha com seus parceiros comerciais para se adaptar às novas condições impostas pelas políticas comerciais da administração de Donald Trump. Ainda de acordo com a montadora, os Estados Unidos representam um mercado estratégico e de grande importância para suas marcas de luxo.
Com a nova tarifa em vigor, a Jaguar Land Rover prevê impactos significativos no desempenho financeiro global, uma vez que o mercado norte-americano respondeu por quase um quarto das vendas totais da empresa no ano fiscal encerrado em março de 2024.
O cenário de tensão comercial se intensifica também no setor automotivo europeu. A Ferrari, fabricante italiana de carros de luxo, informou que aumentará os preços de determinados modelos vendidos nos Estados Unidos em até 10%.
Enquanto isso, o grupo Stellantis, proprietário da marca Chrysler e outras, anunciou a suspensão de parte de sua produção em fábricas localizadas no México e no Canadá, em meio à crescente incerteza nas cadeias globais de fornecimento.
As medidas refletem um movimento de reestruturação de várias montadoras diante do novo panorama tarifário, que promete alterar significativamente a dinâmica do comércio internacional de veículos nos próximos meses.
- Casal imperial visita Ioto em homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial - 7 de abril de 2025 10:16 am
- Índice Nikkei despenca mais de 2 mil pontos nesta segunda-feira de manhã em Tóquio - 7 de abril de 2025 10:08 am
- Mercados globais seguem instáveis após novas tarifas - 7 de abril de 2025 5:31 am