Osaka, Província de Osaka, Japão, 13 de abril de 2025 – NHK – A cerimônia de abertura da Expo 2025 foi realizada neste sábado (12) na cidade de Osaka, marcando o início oficial de um dos maiores eventos internacionais do ano. Com o tema “Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas”, a exposição será aberta ao público a partir deste domingo (13) na ilha artificial de Yumeshima, e contará com a presença de 158 países, territórios e sete organizações internacionais.
Estiveram presentes na cerimônia o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako, acompanhados do Príncipe Herdeiro Akishino e da Princesa Kiko. Cerca de 1.300 convidados, incluindo o primeiro-ministro Ishiba Shigeru e representantes dos países participantes, também marcaram presença no evento.
Durante seu discurso, o Imperador Naruhito expressou a esperança de que a Expo 2025 inspire um sentimento global de respeito à vida em todas as suas formas e motive ações coletivas por um futuro sustentável. Já o Príncipe Akishino, presidente honorário do evento, ativou simbolicamente a exposição ao posicionar a mão sobre uma placa translúcida que revelou um vídeo de fanfarra no Grand Ring – uma estrutura de madeira símbolo da Expo.
O primeiro-ministro Ishiba destacou a importância de união em tempos de crise global e celebrou a diversidade cultural e tecnológica que a exposição representa. Ele afirmou que discutir o tema “vida” em um ambiente internacional é essencial para construir pontes em um mundo marcado por divisões.
A cerimônia contou ainda com a participação de estudantes do ensino médio da Província de Osaka, que desfilaram com bandeiras dos países e organizações participantes. Apresentações de kabuki e tambores tradicionais japoneses complementaram o espetáculo cultural da noite.
A Expo 2025 permanecerá aberta ao público até 13 de outubro. A organização estima receber 28,2 milhões de visitantes ao longo do evento, com mais de 140 mil pessoas esperadas já no primeiro dia.
- Taiwan acusa capitão chinês por romper cabo submarino - 13 de abril de 2025 8:12 am
- Tailândia investiga empresa chinesa após colapso de edificio em construção - 13 de abril de 2025 6:52 am
- Enviado de Trump se reúne com Putin na Rússia - 13 de abril de 2025 6:42 am