Seul, Coreia do Sul, 11 de abril de 2025 (Japan Standard Time), Yonhap News – O ex-líder do maior partido de oposição da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, anunciou oficialmente sua candidatura à presidência do país. A eleição está marcada para o dia 3 de junho, após o impeachment do ex-presidente Yoon Suk-yeol.
Lee renunciou à liderança do Partido Democrata na quarta-feira (9) e declarou sua intenção de disputar o cargo por meio de uma mensagem em vídeo divulgada na quinta-feira (10). Na gravação, ele afirmou que deseja ser um “instrumento útil” para o povo e que sua motivação é construir uma Coreia real, com políticas voltadas para o bem-estar social e o fortalecimento da economia.
Durante o discurso, Lee destacou a importância da aliança bilateral com os Estados Unidos e da cooperação trilateral com Japão e EUA. No entanto, reforçou que os interesses nacionais da Coreia do Sul serão sempre prioridade em seu governo. “Cooperaremos quando for necessário e buscaremos resolver as diferenças com diálogo e responsabilidade”, declarou.
Lee deverá concorrer pela legenda do Partido Democrata e, segundo as últimas pesquisas, é atualmente o favorito na corrida presidencial.
Do lado do partido governista, o Poder do Povo, o ex-ministro do Trabalho Kim Moon-soo oficializou sua candidatura na quarta-feira (9). O ex-líder da sigla, Han Dong-hoon, também é esperado para anunciar sua participação na disputa ainda nesta quinta-feira (10), tornando o pleito ainda mais competitivo.
- Expo 2025 em Osaka destaca Ucrânia e inovações tecnológicas - 14 de abril de 2025 3:56 am
- Ataque russo com míssil mata dezenas civis em Sumy, Ucrânia - 14 de abril de 2025 3:51 am
- Premiê japonês quer convencer EUA a rever tarifas - 14 de abril de 2025 3:44 am