Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 8 de abril de 2025 – Associated Press – O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que ele e o Representante de Comércio, Jamieson Greer, foram incumbidos de liderar as negociações com o Japão sobre tarifas comerciais, barreiras não tarifárias, questões cambiais e subsídios governamentais.
Segundo Bessent, a decisão foi tomada após uma “conversa telefônica muito construtiva” entre o presidente Donald Trump e o primeiro-ministro japonês Ishiba Shigeru. Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (7), Bessent destacou que o Japão permanece como um dos aliados mais próximos dos EUA e demonstrou otimismo com o início do diálogo.
“Estou ansioso para nosso engajamento produtivo nas próximas semanas”, escreveu o secretário, acrescentando que aprecia a postura equilibrada e o esforço de aproximação do governo japonês.
Em entrevista a um programa da Fox Business Network no mesmo dia (7), Bessent afirmou que o Japão receberá prioridade nas negociações por ter demonstrado prontidão e agilidade ao se aproximar dos Estados Unidos. Ele mencionou que entre 50 e 70 países já manifestaram interesse em abrir conversas com Washington, e que o processo poderá se estender até o mês de junho.
A abertura dessas negociações surge em meio a um contexto de tensão crescente no comércio global, impulsionada pelas novas tarifas aplicadas pelos EUA e as reações de outros países. A disposição mútua de Japão e Estados Unidos em buscar um entendimento é vista como um passo importante para a estabilidade econômica entre as duas nações e seus parceiros comerciais.
- Festival das Cerejeiras começa em Hirosaki - 17 de abril de 2025 7:52 am
- Turismo no Japão bate recorde histórico em março - 17 de abril de 2025 6:28 am
- Xi Jinping se reúne com premiê da Malásia em Kuala Lumpur - 17 de abril de 2025 6:20 am