Mascate, província de Mascate, Omã – 13 de abril de 2025, Oman News Agency – Negociações de alto nível entre os Estados Unidos e o Irã começaram neste sábado (12) em Omã, com foco no programa nuclear iraniano. Representando o governo norte-americano, o Enviado Especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, chegou acompanhado de sua delegação. Pelo lado iraniano, o Ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, lidera o grupo de diplomatas.
O objetivo principal dos Estados Unidos é restringir o programa nuclear iraniano para evitar a produção de armas nucleares. O Irã, por sua vez, afirma que suas atividades nucleares têm fins exclusivamente pacíficos, como a geração de energia, e exige o fim das sanções impostas por Washington.
Antes do início das conversas, Araghchi declarou que Teerã busca um acordo justo e honroso, a partir de uma posição de igualdade. A fala foi interpretada como um recado direto ao governo Trump, que tem aumentado a pressão contra o país persa.
O presidente Donald Trump reafirmou na sexta-feira (11) que o Irã “não pode ter uma arma nuclear”. A Casa Branca anunciou que os encontros serão diretos, enquanto o Irã declarou que as conversas serão indiretas, com mediação do governo de Omã.
Caso se confirmem diálogos diretos, este será o primeiro encontro oficial desde a retirada dos EUA do acordo nuclear internacional em 2018, ainda na primeira administração Trump.
A atenção da comunidade internacional está voltada para a possibilidade de que os dois países encontrem um caminho para a reconciliação diplomática, superando anos de tensões e desconfianças mútuas.
- Taiwan acusa capitão chinês por romper cabo submarino - 13 de abril de 2025 8:12 am
- Tailândia investiga empresa chinesa após colapso de edificio em construção - 13 de abril de 2025 6:52 am
- Enviado de Trump se reúne com Putin na Rússia - 13 de abril de 2025 6:42 am