Tóquio, província de Tóquio, Japão, 5 de abril de 2025 – NHK – Grandes empresas japonesas estão se mobilizando para lidar com os efeitos das novas tarifas de reciprocidade impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As medidas, previstas para entrar em vigor na próxima semana, têm causado preocupação entre os principais exportadores do Japão, que temem uma queda na competitividade de seus produtos no mercado norte-americano.
A fabricante de bebidas Itoen, conhecida pela exportação de chá verde e outros produtos, já considera aumentar os preços de seus itens nos Estados Unidos. A empresa avalia que os reajustes podem afetar negativamente a demanda dos consumidores. Como resposta, executivos da companhia iniciaram discussões sobre a criação de sistemas de fornecimento mais flexíveis, incluindo a possibilidade de abrir uma unidade de produção em solo norte-americano.
A Fast Retailing, operadora da rede de vestuário Uniqlo, possui cerca de 70 lojas nos Estados Unidos e está analisando os impactos das tarifas sobre os países onde fabrica a maioria de seus produtos, como China e Vietnã. Embora os efeitos exatos ainda estejam sendo avaliados, a empresa já estuda estratégias de adaptação logística e de produção para mitigar possíveis prejuízos.
Por outro lado, algumas companhias japonesas com bases de fabricação nos Estados Unidos esperam impactos mais brandos. É o caso da Asahi Group Holdings, gigante do setor de bebidas, que possui uma cervejaria operada por uma subsidiária local. De acordo com representantes da empresa, a aplicação da tarifa terá impacto mínimo em suas operações.
A resposta rápida das corporações japonesas demonstra a preocupação com a estabilidade de suas cadeias de suprimento e a necessidade de reagir com agilidade a mudanças no cenário comercial global, especialmente quando envolvem o maior parceiro econômico do país.
- Rebel Ape lança movimento musical que desafia padrões - 8 de abril de 2025 9:13 am
- Conexão Gospel reúne multidão de fiéis em Aichi com música, fé e comunhão - 8 de abril de 2025 7:56 am
- Sons do Brasil comemora 10 anos no ar com JOTA.PE - 8 de abril de 2025 6:34 am