Ioto, Ogasawara, Japão, 7 de abril de 2025 – NHK – O imperador do Japão, Naruhito, e a imperatriz Masako visitaram a ilha de Ioto nesta segunda-feira (7) para homenagear os mortos da Segunda Guerra Mundial. Esta é a primeira vez que o casal imperial realiza uma visita oficial ao local, que ficou marcado como cenário de uma das batalhas mais sangrentas da guerra. A visita ocorre no ano em que se completam 80 anos do fim do conflito.
A ilha, também conhecida como Iwojima, faz parte do arquipélago de Ogasawara e está localizada a cerca de 1.200 quilômetros ao sul do centro de Tóquio. Durante a guerra, aproximadamente 21.900 soldados japoneses e 6.800 militares norte-americanos morreram em intensos combates no terreno vulcânico da ilha.
O casal imperial partiu do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, em um avião do governo e chegou à ilha na parte da tarde. Na ocasião, prestaram homenagens diante de dois monumentos: um em memória aos integrantes das extintas Forças Armadas Imperiais do Japão e outro que honra vítimas dos dois lados do conflito, japoneses e norte-americanos.
Naruhito e Masako depositaram flores e derramaram água nos memoriais como forma de consolar as almas daqueles que sofreram com sede, fome e violência extrema nos dias da batalha. A cerimônia segue o exemplo dos antigos imperadores Akihito e Michiko, que visitaram a ilha em 1994, na véspera do cinquentenário do fim da guerra.
A visita também incluiu uma parada em um parque onde há uma torre memorial dedicada a outras vítimas do conflito. Os imperadores ainda conversaram com familiares dos mortos na guerra e com membros de um grupo formado por descendentes de antigos moradores da ilha, evacuados à força durante o conflito. Cerca de 100 homens permaneceram na ilha à época, a maioria ligada às forças armadas.
Ioto é o primeiro destino de uma série de visitas planejadas pelo casal imperial a locais simbólicos da Segunda Guerra Mundial neste ano. Ainda estão previstas viagens a Hiroshima, Nagasaki e Okinawa.
- Chuva e conflitos dificultam ajuda a vítimas de terremoto - 8 de abril de 2025 1:02 am
- Imperador e Imperatriz visitam a ilha de Ioto para homenagear mortos da Segunda Guerra Mundial - 8 de abril de 2025 12:54 am
- Universidade de Tóquio terá nova faculdade em 2027 para atrair estudantes estrangeiros - 8 de abril de 2025 12:39 am