13.7 C
Kóka
quarta-feira, 23 abril, 2025 1:20: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Brasileiros celebram a Festa Junina no palco da Expo 2025 Osaka

Festa Junina brasileira encanta público no Japão.

Osaka, 23 de abril – A Expo 2025 Osaka contou com apresentação da dança quadrilha, que faz parte da tradicional Festa Junina, no dia de hoje, no palco Arena `Matsuri`. Pais e alunos do Projeto Construir Artel, entidade de Osaka, foram convidados para esse show intitulado `Tsunagu`, com o objetivo de conectar pessoas.

A Comissária-Geral do Brasil para a Expo 2025 Osaka, Maria Luisa Cravo Wittenberg, destaca que o Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), também vem efetuando essa ação de movimentar as pessoas com o objetivo de melhorar o mundo de forma sustentável.

A coordenadora do Projeto Construir Artel, Luzia Tanaka, disse estar muito feliz em participar da Expo 2025. “Comemoramos 130 anos de laços de amizade entre o Brasil e o Japão e 35 anos de presença da comunidade brasileira neste país, fortalecendo ainda mais essa relação construída ao longo dos anos”, frisou ela na abertura.

A jovem Maia Hanayama, 21 anos, foi uma das participantes. Ela frequentou o Artel desde a segunda séria do Ensino Primário até o terceiro ano do Ensino Ginasial. Atualmente, ela atua como voluntária da entidade. “O Projeto Construir Artel foi importante para mim. Quando eu cheguei a sofrer ijime (bullying), eu contava os dias para encontrar os amigos na Artel, onde tive apoio sobre assuntos escolares e outras consultas”, disse ela, que pretende conhecer outros países, inclusive o Brasil, após concluir a faculdade.

A mãe dela, Maria, declarou que foi uma emoção grande dançar e mostrar a cultura brasileira na Expo 2025. Ela já foi conhecer o Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). “Achei muito alegre e gostei da primeira parte da exposição com jogo de luzes”, comentou.

O grupo foi composto por mais de 30 pessoas do Brasil e algumas famílias do Vietnã. Eles também participaram do Radio Taisso (exercício japonês) vestidos com `parangoromos` distribuídos no Pavilhão Brasil.

Com inspiração no poema intitulado “Parangoromos”, de Haroldo de Campos, Hélio Oiticica se aproxima da cultura japonesa. Por isso, o Pavilhão Brasil tem a Sala dos Parangoromos, uma fusão da vestimenta `parangolé`, criada pelo artista Hélio Oiticica, com `hagoromos`, vestimenta tradicional japonesa associada à leveza e espiritualidade. Há ainda tinta branca que os visitantes podem se pintar no rosto ou nas mãos.

Os Parangolés, criados por Hélio Oiticica a partir dos anos 1960, são capas, bandeiras, estandartes e abrigos feitos com tecidos coloridos e materiais simples, pensados para serem vestidos e movimentados pelo corpo. Mais do que obras a serem apenas vistas, os Parangolés convidam à ação, à dança e à participação, rompendo a arte tradicional e colocando o corpo do espectador como parte da obra. Essa peça não é usada no dia-a-dia no Brasil.

O objetivo da curadora do Pavilhão Brasil, Bia Lessa, foi expandir a mensagem do Pavilhão Brasil para além do espaço físico, convocando as pessoas para tomar ações coletivas para mudar o mundo. Assim, conforme explica o coordenador geral da Parte Criativa do Pavilhão Brasil, Danilo Watanabe, “o visitante também faz parte da exposição”.

Watanabe diz que a a curadora Bia Lessa planejou que as pessoas entrassem no Pavilhão Brasil de uma forma e saíssem transformadas. “O Pavilhão Brasil é um grande manifesto, com portas abertas transparentes na entrada, que representam estarmos aberto ao mundo. Há necessidade de nos unirmos, de entender que ninguém faz nada sozinho, que o homem não é o centro do universo, que a gente faz parte de um grande ecossistema composto pela natureza com todos os elementos que nela existem. É um convite ao mundo de que só dá certo se for junto”, concluiu.

ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka – Kansai – Japão, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos.

Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.

Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.

Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img