Bangcoc, Tailândia, 10 de abril de 2025, Thai News Agency – Um acadêmico americano residente na Tailândia foi preso sob a acusação de insultar a monarquia. A Tailândia possui uma rigorosa lei de lesa-majestade, onde uma única ofensa pode resultar em uma pena de prisão de até 15 anos.
Paul Chambers, professor da Universidade Naresuan, no norte da Tailândia, teve sua fiança negada e foi detido na terça-feira (8), segundo seus advogados. Em comunicado, eles informaram que a acusação decorre de um convite para um webinar publicado no site de um think tank de Singapura em outubro.
Um breve texto no convite mencionava a nomeação de generais de alta patente no exército e o papel da monarquia. Os advogados de Chambers afirmam que ele não teve envolvimento no texto publicado no site.
O Departamento de Estado dos EUA divulgou um comunicado informando que está monitorando de perto a situação. As acusações de lesa-majestade na Tailândia aumentaram nos últimos anos, paralelamente ao crescimento de protestos que exigem a reforma da monarquia.
- Katy Perry integra missão espacial só com mulheres - 15 de abril de 2025 12:33 pm
- Xi propõe união com Vietnã contra pressões econômicas dos EUA - 15 de abril de 2025 10:44 am
- Preço do arroz segue alto no Japão apesar de liberação de estoques - 15 de abril de 2025 10:37 am