Moscou, Rússia, 26 de março de 2025 – RIA Novosti – A Casa Branca diz que os EUA chegaram a acordos com a Rússia e a Ucrânia para garantir a navegação segura e eliminar o uso da força no Mar Negro.
Os dois países também concordaram em impedir que embarcações comerciais sejam usadas para fins militares no mar.
A Casa Branca fez os anúncios nesta terça-feira (25), depois de se envolver em negociações separadas em nível técnico com as duas nações. As reuniões foram realizadas na Arábia Saudita de domingo a terça-feira.
Os EUA disseram que os dois países também concordaram em tomar medidas para proibir ataques contra instalações de energia na Rússia e na Ucrânia.
Os EUA acrescentaram que ajudarão a restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial para exportações agrícolas e de fertilizantes.
Washington supostamente ajudará Kyiv a realizar a troca de prisioneiros de guerra e o retorno de crianças ucranianas transferidas à força.
O gabinete presidencial da Rússia também fez um anúncio sobre o acordo nesta terça-feira (25). Mas observou que certas condições devem ser atendidas para que o acordo entre em vigor. O gabinete disse que as restrições ao comércio e às transações financeiras devem chegar ao fim. Também disse que as sanções aos produtores e exportadores de fertilizantes, bem como as dos itens alimentares, como os produtos marinhos, devem ser suspensas.
Os EUA dizem que continuarão a facilitar as negociações entre os dois lados.
Observadores estão esperando para ver se o governo do Presidente Donald Trump será capaz de implementar de forma constante os acordos com os dois países, e se as negociações levarão a um cessar-fogo.
- Armênia aprova negociações para ingressar na União Europeia - 27 de março de 2025 11:00 am
- Programa japonês de treinamento para o Corpo de Paz da ONU completa 10 anos - 27 de março de 2025 10:53 am
- Zelenskyy e Macron defendem cessar-fogo sem condições russas - 27 de março de 2025 10:15 am