Yokohama, Japão, 12 de março de 2025, Kyodo News – A Nissan Motor anunciou nesta terça-feira (11) que Uchida Makoto, presidente e CEO da empresa, deixará o cargo devido ao desempenho negativo da montadora, que enfrenta uma série de desafios financeiros. A empresa já havia interrompido negociações de fusão com a Honda Motor em fevereiro, após apenas um mês e meio de discussões.
A decisão foi tomada pelo conselho de diretores da Nissan, que nomeou Ivan Espinosa, atual Chief Planning Officer, para assumir a presidência e a CEO da companhia a partir de 1º de abril. Uchida expressou que sua prioridade era tirar a Nissan da situação atual e colocá-la de volta ao crescimento, e que a mudança de liderança era necessária para um novo começo.
Espinosa, que iniciou sua trajetória na Nissan em 2003, quando trabalhou na unidade da empresa no México, já ocupava um cargo de executivo desde 2018, liderando estratégias de produto global. Ele assumiu sua posição atual de Chief Planning Officer em abril do ano passado e agora enfrentará o desafio de implementar uma estratégia robusta para reposicionar a Nissan no mercado global.
A Nissan está enfrentando um declínio rápido nos negócios, com uma previsão de perda líquida de 80 bilhões de ienes (aproximadamente 540 milhões de dólares) para o ano fiscal que se encerra em março. Isso é atribuído principalmente a uma queda nas vendas nos mercados dos Estados Unidos e China.
A empresa também se viu diante de um novo interesse da Hon Hai Precision Industry, de Taiwan, para uma possível parceria. No entanto, alguns executivos da Nissan e seus bancos estão pressionando para retomar as conversações com a Honda, buscando alternativas para enfrentar os desafios financeiros e estratégicos da empresa sob a nova liderança.
- Expo 2025 em Osaka destaca Ucrânia e inovações tecnológicas - 14 de abril de 2025 3:56 am
- Ataque russo com míssil mata dezenas civis em Sumy, Ucrânia - 14 de abril de 2025 3:51 am
- Premiê japonês quer convencer EUA a rever tarifas - 14 de abril de 2025 3:44 am