Washington, Estados Unidos, 9 de março de 2025 – Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou a possibilidade de aumentar a pressão sobre a Rússia com sanções mais severas, caso o país não aceite uma cessação de hostilidades com a Ucrânia.
Em uma postagem nas redes sociais na sexta-feira (7), Trump afirmou que está “fortemente considerando” a imposição de tarifas adicionais e sanções em larga escala no setor bancário russo. Embora não tenha dado detalhes específicos sobre as medidas, o presidente pediu a ambos os lados que iniciassem negociações o quanto antes, antes que fosse “tarde demais”.
Trump também comentou sobre o processo de negociação, mencionando que pode ser “mais fácil lidar com a Rússia” para alcançar um acordo final, já que os russos teriam “todas as cartas” enquanto os ucranianos não.
Por outro lado, a Ucrânia tenta fortalecer sua posição, com a possibilidade de um acordo de minerais com os Estados Unidos. As negociações estão sendo organizadas para a próxima semana, em Arábia Saudita.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Heorhii Tykhyi, expressou otimismo sobre o encontro, afirmando que espera que as negociações aconteçam de forma construtiva, com bons resultados para a Ucrânia. Ele destacou que o país está ansioso para assinar o acordo e resolver a situação de maneira definitiva.
- Aceh, Indonésia, homenageia vítimas do desastre de 2011 no Japão - 12 de março de 2025 2:21 am
- Premiê do Japão garante fundos suficientes para reconstrução - 12 de março de 2025 2:07 am
- Washington começa a remoção do mural Black Lives Matter - 12 de março de 2025 2:02 am