Cingapura, Cingapura, 5 de março de 2025, Agência Channel News Asia – Singapura está investigando se chips da fabricante americana Nvidia foram usados em servidores que fazem parte de um caso de fraude, vinculado à startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek. A confirmação foi dada pelo ministro de Assuntos Internos e Justiça de Singapura, K Shanmugam, na segunda-feira (3), após a acusação de três homens em um caso de fraude por supostamente enganarem fornecedores.
Shanmugam revelou que o caso envolve servidores com chips embutidos, que chegaram a Singapura e, em seguida, foram enviados para a Malásia. Segundo ele, os servidores envolvidos foram fornecidos por fornecedores de servidores dos EUA antes de serem enviados para a Malásia, embora ainda não se saiba se o destino final foi realmente a Malásia.
O ministro também mencionou que as autoridades de Singapura estão colaborando com as autoridades dos Estados Unidos e da Malásia na investigação. Relatórios indicam que os oficiais dos EUA estão investigando se a DeepSeek conseguiu contornar as restrições de exportação dos EUA e obteve semicondutores da Nvidia por meio de Singapura.
Em janeiro, a DeepSeek atraiu a atenção mundial ao afirmar que havia desenvolvido um modelo de inteligência artificial generativa potente a baixo custo, o que gerou ainda mais interesse sobre o possível envolvimento da empresa em práticas de evasão de restrições comerciais.
- Vestimenta Parangoromos faz sucesso no Pavilhão Brasil - 18 de abril de 2025 12:22 pm
- China executa homem por ataque fatal a ônibus escolar japonês - 18 de abril de 2025 10:10 am
- Vazamento de dados expõe falhas em grupos do Google - 18 de abril de 2025 8:52 am