Pyongyang, Coreia do Norte, 19 de março de 2025, TASS – Uma delegação russa e a chanceler da Coreia do Norte, Choe Son Hui, discutiram no último sábado (15) a agenda de contatos de alto nível entre os dois países. O encontro ocorreu em Pyongyang e contou com a presença do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrey Rudenko.
As conversas teriam abordado a possibilidade de uma nova cúpula entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un. Os dois se encontraram pela última vez em junho de 2024, durante a visita de Putin a Pyongyang. Na ocasião, o presidente russo expressou o desejo de que o próximo encontro ocorresse em Moscou.
Desde então, os laços entre os dois países têm se fortalecido, com um aumento nas atividades bilaterais. Na segunda-feira (17), uma delegação do governo norte-coreano, liderada pelo ministro de Relações Econômicas Exteriores, Yun Jong Ho, partiu de Pyongyang rumo à Rússia para dar continuidade às negociações.
A Rússia e a Coreia do Norte têm intensificado sua cooperação nos setores militar e econômico, seguindo os termos de um tratado de parceria estratégica abrangente, que entrou em vigor em dezembro de 2024.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am