Tóquio, Japão, 7 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Kyodo – O rendimento dos títulos do governo japonês (JGB) de 10 anos subiu nesta quinta-feira (6) para 1,5%, atingindo o maior nível em quase 16 anos. Este aumento reflete as crescentes expectativas de que o Banco do Japão (BoJ) possa elevar as taxas de juros em resposta a pressões inflacionárias e mudanças na política monetária global.
Especialistas do mercado apontam que a liquidação dos JGBs ocorreu em conjunto com a pressão ascendente sobre os rendimentos globais. O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos subiu 5 pontos-base para 4,317%, influenciando os mercados internacionais. Além disso, investidores esperam que a União Europeia e o governo alemão aumentem os gastos fiscais, o que está aumentando a pressão sobre os rendimentos dos títulos globais.
Comentários recentes do vice-governador do BoJ, Shinichi Uchida, também contribuíram para a liquidação. Uchida indicou que o banco central provavelmente aumentaria as taxas de juros em um ritmo alinhado com as expectativas dos mercados financeiros e economistas.
Este aumento nos rendimentos dos títulos japoneses ocorre em meio a um cenário de ajustes nas políticas monetárias globais, onde diversos bancos centrais estão reconsiderando suas estratégias diante de pressões inflacionárias persistentes e mudanças nas condições econômicas.
- Cingapura convoca eleições gerais para 3 de maio - 17 de abril de 2025 3:40 am
- Favorito à presidência da Coreia do Sul quer diálogo com Japão - 17 de abril de 2025 3:32 am
- Fundo dos EUA propõe 12 novos diretores à Fuji Media - 17 de abril de 2025 3:26 am