6 C
Kóka
segunda-feira, 17 março, 2025 8:06: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Protestos em massa em Seul pró e contra o presidente Yoon Suk Yeol

Milhares de sul-coreanos se manifestam enquanto a Corte Constitucional decide sobre impeachment de Yoon.

Seul, Coreia do Sul, 17 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Associated Press – Milhares de sul-coreanos tomaram as ruas de Seul neste sábado (17) em manifestações massivas a favor e contra o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol. O protesto ocorre enquanto a Corte Constitucional se aproxima de uma decisão crucial sobre a remoção formal do presidente, acusado de impor a lei marcial em dezembro de 2023, um ato que gerou grande controvérsia no país.

Em uma demonstração de força política, os manifestantes anti-Yoon agitaram faixas e cartazes exigindo a destituição do presidente conservador. A maioria desses protestos se concentrou nas imediações da Corte Constitucional, onde a segurança foi reforçada em antecipação à possível decisão que pode ocorrer já na próxima semana. As autoridades estimaram que dezenas de milhares de pessoas participaram, enquanto os organizadores afirmam que o número superou 1,1 milhão.

Em contraste, os apoiadores de Yoon se concentraram em ruas próximas, exibindo bandeiras da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, enquanto clamavam pelo retorno de seu herói conservador. A situação, apesar de tensa, não gerou grandes confrontos ou feridos, uma vez que a polícia mobilizou milhares de agentes para garantir a ordem pública.

Os protestos anti-Yoon foram desencadeados pela imposição de lei marcial pelo presidente em 3 de dezembro, um ato que foi rapidamente suspenso após ser revogado pelo parlamento controlado pela oposição. No dia 14 de dezembro, a Assembleia Nacional votou pelo impeachment de Yoon, o que resultou na suspensão temporária de seus poderes.

Para que Yoon seja formalmente destituído, pelo menos seis dos oito juízes da Corte Constitucional precisam aprovar a moção de impeachment. Caso contrário, seus poderes serão imediatamente restaurados. “Nós não podemos esperar nem um dia a mais”, afirmou um dos líderes do protesto, que exigiu que a Corte retirasse imediatamente Yoon de seu cargo.

Os manifestantes estão confiantes de que a Corte validará o impeachment. Chung Sung-il, um protestante de 72 anos, expressou sua expectativa de que Yoon será removido “100%” da presidência.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceAP News

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img