Tóquio, Japão, 27 de março de 2025 – Agência Kyodo – O programa de treinamento para operações de paz das Nações Unidas (United Nations peacekeeping operations – PKO), liderado pelo Japão, completa 10 anos de atividades em 2025. Para marcar a data, representantes de 41 países iniciaram nesta segunda-feira (26) um encontro de dois dias na sede da ONU em Nova York.
Conhecido como Triangular Partnership Programme, a iniciativa reúne a ONU, países doadores e nações que contribuem com tropas para missões de paz. Durante o encontro, os participantes concordaram em fortalecer a colaboração e incorporar tecnologia de ponta para aumentar a eficácia das operações.
O programa, que começou com o Japão como único país apoiador, já capacitou profissionais de mais de 100 nações. O currículo expandiu-se para incluir áreas como medicina, tecnologia da informação e neutralização de dispositivos explosivos.
Mais de mil pessoas de países como Uganda receberam treinamento para operar máquinas pesadas usadas na construção de estradas e pontes em missões no Líbano e na Somália.
Ito Takakazu, oficial da ONU responsável pelo programa desde sua criação, destacou: “O cenário internacional desafiador torna ainda mais crucial melhorar a qualidade das operações de paz. Nosso objetivo é oferecer treinamento abrangente para reduzir riscos em campo”.
O general cambojano Kimsoeun Lory, que participou do evento, elogiou a iniciativa: “Nos anos 1990, o Camboja recebia forças de paz. Agora é nossa vez de contribuir”. Ele relatou que profissionais treinados pelo programa tiveram excelente desempenho em missões da ONU.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am