Washington, EUA, 13 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – A Casa Branca criticou duramente o Japão por sua política de tarifas sobre arroz importado dos Estados Unidos. Durante uma coletiva de imprensa, Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, destacou as tarifas impostas por vários países, incluindo o Japão, e usou como exemplo a alta tarifa de 700% sobre o arroz americano.
Leavitt mencionou que o presidente Donald Trump, que acredita em práticas comerciais recíprocas, está determinado a proteger os interesses das empresas e dos trabalhadores americanos. Ela afirmou: “Olhem para o Japão, tarifando o arroz em 700%. O presidente Trump acredita na reciprocidade, e já é hora de termos um presidente que realmente defenda os interesses do comércio americano.”
Contudo, Leavitt não mencionou que o Japão possui uma cota obrigatória de importação sem tarifas para o arroz dos Estados Unidos. Fora desse sistema, as importações de arroz são tributadas em cerca de 341 ienes (aproximadamente 2 dólares) por quilo, um valor bem abaixo da tarifa de 700% mencionada.
A crítica vem em um momento de crescente tensão comercial entre os Estados Unidos e várias nações, com o governo americano buscando formas de equilibrar as práticas comerciais globais. O Japão, por sua vez, mantém políticas de tarifas que visam proteger sua agricultura local, especialmente no setor do arroz.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am