20 C
Kóka
quinta-feira, 24 abril, 2025 7:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Passa de 1.600 o número de mortos do terremotos em Mianmar

Tremor de 7.7 graus causa devastação; resgates continuam na Tailândia

Naypyitaw, Mianmar, 30 de março de 2025 – Myanmar News Agency – O número de mortos no terremoto que atingiu Mianmar na sexta-feira (28) subiu para 1.644, segundo informações da televisão estatal. O tremor de magnitude 7.7, com epicentro próximo a Mandalay, foi seguido por uma réplica de 6.7 graus dez minutos depois, agravando a destruição.

Na Tailândia, o terremoto causou o desabamento de um prédio em construção em Bangkok, deixando pelo menos cinco mortos e 17 feridos. Equipes de resgate trabalham para encontrar cerca de 100 pessoas que permanecem soterradas nos escombros. O vice-primeiro-ministro tailandês, Anutin Charnvirakul, anunciou que todos os edifícios públicos e privados passarão por inspeções de segurança obrigatórias.

As operações de resgate em Mianmar enfrentam dificuldades devido à infraestrutura danificada e à falta de equipamentos em algumas áreas. O governo militar declarou estado de emergência em seis regiões, incluindo a capital Naypyitaw e áreas próximas ao epicentro.

Organizações internacionais começam a enviar ajuda humanitária, enquanto hospitais locais trabalham no limite de sua capacidade para atender os feridos. Especialistas alertam que o número de vítimas pode aumentar ainda mais nos próximos dias, à medida que as equipes de resgate alcançam áreas remotas mais afetadas pelo desastre.

O terremoto, um dos mais mortais da história recente da Ásia, expôs a vulnerabilidade das construções na região e levantou questões sobre os protocolos de segurança em zonas de risco sísmico. Autoridades de ambos os países se preparam para enfrentar os desafios logísticos e humanitários das próximas semanas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img