8.7 C
Kóka
sábado, 15 março, 2025 11:52: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Mais de 1.600 pessoas obtêm status de “quase-refugiado” no Japão

Nova categoria de status foi concedida a pessoas em risco de perseguição

Tóquio, Japão, 15 de março de 2025 (Agência de Notícias Kyodo) – As autoridades de imigração do Japão concederam o status de “quasi-refugiado” a 1.661 pessoas em 2024, primeiro ano de implementação dessa nova categoria. A alteração na Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados, em vigor desde dezembro de 2023, criou essa condição para pessoas que fogem de conflitos ou estão em risco de perseguição em seus países de origem, mas não se enquadram nos critérios estabelecidos pela Convenção Internacional sobre Refugiados.

A maioria dos beneficiados com o status de “quasi-refugiado” vem da Ucrânia, com 1.618 pessoas recebendo o reconhecimento. Além disso, 17 pessoas de origem síria e 13 de Mianmar também foram incluídas nesta categoria.

Em contrapartida, o número de pessoas que obtiveram status de refugiado completo no Japão em 2024 foi de 190, uma queda de 113 em relação ao ano anterior. Entre os novos refugiados, 102 eram originários do Afeganistão, 36 de Mianmar e 18 do Iémen.

Uma nova política, implementada em junho de 2024, determinou que aqueles que solicitarem status de refugiado mais de duas vezes podem ser deportados, a menos que apresentem razões razoáveis para o pedido. Durante os seis primeiros meses dessa medida, 17 pessoas foram deportadas.

As autoridades de imigração afirmam que os casos são analisados individualmente e que seguirão agindo com rapidez e precisão no reconhecimento dos estrangeiros que têm direito à proteção no Japão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img