25 C
Kóka
quarta-feira, 16 abril, 2025 11:38: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Israel aceita proposta dos EUA para estender cessar-fogo em Gaza

Israel concorda com a proposta dos EUA de prolongar o cessar-fogo e liberar metade dos reféns mantidos pelo Hamas.

Jerusalém, Israel, 3 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – Israel anunciou que aceitou a proposta dos Estados Unidos para estender o cessar-fogo na Faixa de Gaza até o final de abril, com a liberação imediata de metade dos reféns mantidos pelo grupo islâmico Hamas. A medida visa garantir uma pausa mais prolongada nas hostilidades, enquanto as negociações continuam.

A proposta dos EUA, defendida pelo enviado presidencial Steve Witkoff, busca estabelecer um cessar-fogo temporário durante o período de Ramadã e Páscoa. Segundo o plano, no primeiro dia do cessar-fogo, metade dos 59 reféns, vivos e mortos, seriam liberados pelo Hamas. O restante dos reféns, tanto vivos quanto mortos, também seria libertado caso se alcance um acordo sobre um cessar-fogo permanente.

Em resposta ao acordo, Israel intensificou a pressão sobre o Hamas, bloqueando a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A medida é uma tentativa de forçar o grupo a aceitar a proposta americana, após o término da primeira fase do cessar-fogo, que durou seis semanas e encerrou-se no sábado (1º).

O governo israelense declarou no domingo (2) que adotará o framework proposto pelos EUA para garantir a continuidade da trégua, mas o Hamas continua a exigir a retirada completa das forças israelenses da região e a liberação de todos os reféns como condição para a aceitação de um cessar-fogo definitivo. O grupo acusa Israel de manipulação contínua, colocando em risco a vida dos reféns.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img