Ioto, Japão, 30 de março de 2025 – Kyodo News – O primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba fez história neste sábado (29) como o primeiro chefe de governo em exercício a participar de uma cerimônia memorial conjunta com os EUA na ilha de Ioto (Iwo Jima), marcando os 80 anos da sangrenta batalha da Segunda Guerra Mundial. O evento reuniu representantes dos dois países no local onde cerca de 21.900 japoneses e 6.800 americanos perderam a vida em 1945.
Em discurso emocionado, Ishiba expressou profunda tristeza ao imaginar os soldados “ansiosos por seu país e preocupados com seus entes queridos”. O líder japonês enfatizou a importância de enfrentar a história com sinceridade e transmitir as lições da guerra às futuras gerações.
“De inimigos, nos tornamos aliados pela reconciliação”, declarou Ishiba, destacando a aliança Japão-EUA como pilar da paz e prosperidade na região Indo-Pacífico. Após a cerimônia, o premiê visitou locais emblemáticos da batalha, incluindo o Monte Suribachi, palco de combates intensos.
O governo japonês reforçou seu compromisso de recuperar os restos mortais de aproximadamente 11.000 soldados que ainda permanecem na ilha. “Faremos todos os esforços para devolvê-los às suas famílias”, prometeu Ishiba aos jornalistas, classificando o dia como um marco na consolidação da parceria bilateral pela paz global.
A cerimônia ocorreu nas Ogasawara, arquipélago localizado a 1.000 km ao sul de Tóquio, simbolizando a transformação de uma das batalhas mais sangrentas do Pacífico em um símbolo de reconciliação internacional. Analistas destacam o gesto como parte dos esforços contínuos de cura entre as nações.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am