Tóquio, Japão, 1º de março de 2025 (JST) – Agência Kyodo – O governo japonês anunciou a alocação de aproximadamente 107 bilhões de ienes (cerca de 710 milhões de dólares) de seu fundo de reserva para apoiar a recuperação da região de Noto, no centro do país, que foi severamente afetada por um terremoto no início do ano passado e por chuvas torrenciais em setembro.
A decisão foi tomada em uma reunião ministerial realizada na sexta-feira (24), com o objetivo de acelerar os esforços de reconstrução e minimizar os impactos dos desastres naturais na população local.
A região de Noto sofreu um terremoto significativo no dia 1º de janeiro de 2024, seguido por chuvas intensas em setembro, que causaram danos substanciais à infraestrutura e às comunidades locais.
A alocação de recursos do fundo de reserva é uma medida estratégica do governo japonês para fornecer assistência financeira rápida e eficaz às áreas afetadas, facilitando a reconstrução e a recuperação das condições de vida dos residentes da região de Noto.
Esta ação reflete o compromisso contínuo do Japão em apoiar as comunidades afetadas por desastres naturais e em promover a resiliência regional frente a eventos adversos.
- Terceiro petroleiro ligado ao Japão cruza Estreito de Ormuz - 7 de abril de 2026 8:38 am
- Japão participa de exercício militar nas Filipinas - 7 de abril de 2026 8:23 am
- Idosa no Japão perde US$ 7,5 milhões em golpe de falsa polícia - 7 de abril de 2026 8:10 am























