Pyongyang, Coreia do Norte, 22 de março de 2025 – Agência KCNA – O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, supervisionou o teste de um novo sistema de mísseis antiaéreos, conforme relatado pela televisão estatal Korean Central Television nesta sexta-feira (21). O lançamento foi realizado na quinta-feira (20) pela Administração de Mísseis do país, e o sistema já entrou em produção em larga escala.
Kim Jong Un avaliou positivamente os resultados do teste, afirmando que o sistema representa uma nova arma de defesa importante para as forças armadas do país. “Este sistema fortalecerá nossa capacidade de defesa aérea e garantirá a segurança nacional”, declarou o ditador norte-coreano.
Especialistas sul-coreanos sugerem que a Coreia do Norte pode ter recebido assistência tecnológica e equipamentos de defesa aérea da Rússia, em troca do envio de tropas para apoiar operações militares russas. Fontes militares sul-coreanas confirmaram que vários mísseis foram lançados na quinta-feira (20) próximo a Onchon, no oeste do país, em direção ao Mar Amarelo.
As forças armadas da Coreia do Sul, em coordenação com os Estados Unidos, estão analisando os tipos de mísseis lançados e monitorando os movimentos da Coreia do Norte. O teste ocorre em meio a tensões crescentes na península coreana, após um exercício militar conjunto entre EUA e Coreia do Sul que simulou uma emergência na região.
Em comunicado divulgado pela agência estatal Korean Central News Agency, o Ministério da Defesa norte-coreano criticou o exercício militar conjunto, descrevendo-o como uma provocação que ameaça a estabilidade regional. A Coreia do Norte tem reforçado seu arsenal militar nos últimos anos, realizando testes frequentes de mísseis e sistemas de defesa.
O novo sistema antiaéreo testado representa mais um avanço no programa de defesa norte-coreano, que busca modernizar suas capacidades militares diante de pressões internacionais. A comunidade global acompanha com preocupação os desenvolvimentos, que podem impactar a segurança na região e além.
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am
- EUA pressionam Japão por tarifas em carros e alimentos - 19 de abril de 2025 9:08 am