Nanao, Ishikawa, Japão, 23 de março de 2025 – Agência Kyodo – O Notojima Aquarium, localizado na cidade de Nanao, na província de Ishikawa, reabriu totalmente neste sábado (22) após ser severamente danificado por um poderoso terremoto que atingiu a Península de Noto em 1º de janeiro de 2024. A reabertura foi celebrada com uma cerimônia emocionante, onde participantes puxaram uma corda para abrir um kusudama, uma bola cerimonial, marcando o renascimento do aquário.
O terremoto causou danos significativos ao sistema de circulação de água e tubulações do aquário, resultando na morte de cerca de 4.000 animais marinhos. Golfinhos, leões-marinhos e outras espécies foram evacuados para instalações dentro e fora da província, levando ao fechamento do local por seis meses. Parte das exposições foi reaberta em julho de 2024, e os animais retornaram gradualmente.
Neste sábado (22), as famílias presentes vibraram com o retorno do popular show de golfinhos, que marcou a reabertura completa do aquário. Dois leões-marinhos, que retornaram na sexta-feira (22), estão em fase de adaptação e ainda não têm data definida para a retomada de suas apresentações.
Uma visitante de Kanazawa, que compareceu com três familiares, expressou sua emoção ao ver o aquário reaberto. Ela contou que ficou triste ao saber dos danos causados pelo terremoto e decidiu visitar o local assim que soube da reabertura. “O show de golfinhos foi emocionante, e os golfinhos são tão fofos”, disse.
Tetsuya Matsuoka, um dos responsáveis pelo aquário, agradeceu o apoio recebido durante o processo de reconstrução. “A reabertura só foi possível graças ao apoio de todos. Queremos tornar o aquário ainda melhor do que era antes”, afirmou.
A reabertura do Notojima Aquarium simboliza a resiliência da região de Noto, que continua se recuperando dos impactos do terremoto. O local, que atrai visitantes de todo o Japão, promete continuar sendo um espaço de educação, conservação e entretenimento para todas as idades.
- EUA e Rússia concluem negociações sobre Ucrânia em Riad - 25 de março de 2025 11:46 am
- Navios chineses invadem águas japonesas, novamente, perto das Ilhas Senkaku - 25 de março de 2025 5:18 am
- EUA podem adiar anúncio de tarifas sobre automóveis - 25 de março de 2025 5:05 am