Kiev, Ucrânia, 20 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se reuniu nesta quinta-feira (20) com Keith Kellogg, enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia, em Kiev. No entanto, a coletiva de imprensa programada para ocorrer após a reunião foi cancelada, em um momento de crescente tensão nas relações entre os dois países.
Kellogg havia indicado anteriormente que usaria a reunião para atualizar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação na Ucrânia. Em um relatório do ano passado, Kellogg sugeriu que os EUA deveriam continuar apoiando a luta da Ucrânia contra a Rússia. No entanto, o cancelamento da coletiva foi solicitado pela parte americana, segundo a mídia ucraniana.
A recente escalada de tensões também foi marcada por uma série de negociações entre oficiais de alto nível dos EUA e da Rússia, realizadas na Arábia Saudita, sem a participação da Ucrânia. Zelenskyy, em resposta a essas discussões, acusou Trump de viver em um “espaço de desinformação russo”. Trump reagiu chamando Zelenskyy de “ditador”, por não realizar eleições durante o período de guerra.
As relações entre Ucrânia e Estados Unidos têm se deteriorado nos últimos meses, à medida que ambos os países enfrentam desafios diplomáticos e a contínua guerra contra a Rússia.
- Maior partido pró-democracia de Hong Kong decide se dissolver - 22 de fevereiro de 2025 5:57 am
- Anna Sawai é eleita uma das Mulheres do Ano pela Time - 22 de fevereiro de 2025 5:31 am
- Agência lança arquivo digital do ataque com gás sarin em Tóquio - 22 de fevereiro de 2025 5:23 am