Tóquio, Japão – 9 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência NHK – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou em um vídeo na sexta-feira (7) que acredita que tropas norte-coreanas foram novamente deslocadas para a região de Kursk, no oeste da Rússia, onde forças ucranianas têm realizado ataques cruzados na fronteira. Segundo Zelenskyy, novas ofensivas ocorreram recentemente na região, e os soldados norte-coreanos foram “trazidos de volta”. O presidente ucraniano acrescentou que “centenas de militares russos e norte-coreanos” foram eliminados.
A declaração de Zelenskyy surge depois que, no mês passado, o exército da Ucrânia informou à agência NHK que tropas norte-coreanas, que haviam sido enviadas para lutar ao lado das forças russas em Kursk, não foram vistas por cerca de três semanas. Na época, especulou-se que os soldados norte-coreanos foram retirados de determinadas áreas.
O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul também afirmou, no início deste mês, que os soldados norte-coreanos pareceram ausentes das operações de combate em Kursk. De acordo com o serviço de inteligência, Pyongyang estaria se preparando para enviar mais tropas para a região, após a perda significativa de seus soldados, que teriam morrido ou sido feridos durante os confrontos.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou na sexta-feira (9) que suas forças haviam tomado o controle da cidade de Toretsk, na região oriental de Donetsk, na Ucrânia. Analistas militares ucranianos indicaram que a captura de Toretsk, localizada em um terreno elevado, poderia dificultar ainda mais a logística das forças ucranianas e permitir um avanço russo na área.
O cenário no leste da Ucrânia continua a ser um ponto crítico no prolongado conflito, com as forças russas e ucranianas mantendo intensos combates em diversas frentes.
- Trump confirma presença em negociações de tarifas com o Japão - 17 de abril de 2025 10:39 am
- Xi pede união da Ásia contra abusos tarifários americanos - 17 de abril de 2025 9:24 am
- Justiça condena Japão por abuso no Centro de Imigração de Osaka - 17 de abril de 2025 9:12 am