Hanói, Vietnã, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Kyodo – O governo do Vietnã anunciou que trabalhará em conjunto com as autoridades japonesas para combater furtos cometidos por cidadãos vietnamitas em lojas do Japão. A medida foi confirmada nesta sexta-feira (15) pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã, Pham Thu Hang.
Em novembro do ano passado, a polícia japonesa prendeu membros de grupos vietnamitas suspeitos de furtar grandes quantidades de produtos, especialmente cosméticos e itens farmacêuticos, para revenda no Vietnã. A investigação revelou que os criminosos utilizavam aplicativos de comunicação para coordenar os furtos e indicar quais produtos deveriam ser roubados.
As autoridades vietnamitas afirmaram que instruíram representantes do país no Japão a cooperar com as forças de segurança japonesas para conter esse tipo de crime. A popularidade dos cosméticos japoneses no Vietnã, aliada à repressão contra falsificações no mercado local, tem impulsionado a demanda por produtos originais, o que pode ter favorecido o esquema criminoso.
A polícia japonesa já identificou dois vietnamitas como possíveis líderes da operação e continua investigando a rede responsável pelos furtos.
- Hackers norte-coreanos roubam US$ 1,5 bilhão da Bybit em maior furto de cripto - 23 de fevereiro de 2025 7:28 am
- Trump quer US$500 bilhões da Ucrânia, sem nenhuma contrapartida de segurança - 23 de fevereiro de 2025 7:13 am
- Zelenskyy intensifica esforços diplomáticos para apoio internacional - 23 de fevereiro de 2025 6:58 am