Kiev, Ucrânia, 27 de Fevereiro de 2025, Ukrinform – Meios de comunicação ocidentais dizem que os Estados Unidos e a Ucrânia chegaram a um amplo acordo sobre um acordo de minerais, mas sem quaisquer garantias de segurança dos EUA.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse a repórteres na terça-feira (25) que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, visitará os EUA na sexta-feira (28).
Trump tem exigido o direito às terras raras e outros recursos minerais da Ucrânia em troca da assistência dos EUA ao país.
O Financial Times da Grã-Bretanha informou que a versão final do acordo mencionou que a Ucrânia contribuiria com 50% dos futuros rendimentos dos recursos minerais estatais para um fundo que estabelecerá.
O jornal citou autoridades ucranianas dizendo que Kiev estava pronta para assinar depois que os EUA retiraram as exigências de um direito a 500 bilhões de dólares em receita potencial do acordo.
Mas o Financial Times também disse que o acordo não fez qualquer referência às garantias de segurança dos EUA que Kiev estava insistindo.
Aparentemente, a Ucrânia quer evitar que as relações bilaterais se deteriorem ainda mais. A atenção está focada em como os EUA procederão com as garantias de segurança que a Ucrânia procura.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am