Washington, D.C., Estados Unidos, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, concordaram em iniciar negociações para reduzir o déficit comercial americano com o país asiático. A decisão foi anunciada após uma reunião entre os dois líderes na Casa Branca nesta quinta-feira (13).
Durante uma coletiva de imprensa após o encontro, Trump ressaltou que os EUA mantêm um grande déficit comercial com a Índia e que ambos os países concordaram em trabalhar para “corrigir as disparidades de longa data”, visando um acordo comercial. Segundo o Escritório do Representante de Comércio dos EUA, o déficit americano em bens com a Índia foi de US$ 45,7 bilhões em 2024.
Os líderes também fecharam um acordo estratégico no setor energético, que busca restaurar os Estados Unidos como um dos principais fornecedores de petróleo e gás para a Índia. Trump destacou que as exportações americanas de petróleo e gás natural liquefeito (GNL) podem compensar parte do déficit comercial.
Além do comércio e da energia, Trump e Modi reafirmaram o compromisso dos EUA, Índia, Austrália e Japão com a estabilidade da região Indo-Pacífico, dentro do quadro de cooperação do grupo Quad. Trump anunciou que os EUA aumentarão as vendas de armamentos para a Índia, incluindo a possível oferta de caças furtivos F-35 de última geração.
Washington busca reduzir a dependência da Índia em relação à Rússia para o fornecimento de armas e energia, reforçando a aliança estratégica entre os dois países.
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am
- Grupo terrorista Hamas mentiu quanto ao número de mortos e admite que a maioria era de homens em idade de combate - 24 de abril de 2025 8:17 am