-1 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 8:28: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump defende reintegração da Rússia ao G7

Presidente dos EUA reafirma apoio ao retorno de Moscou ao grupo

Washington, Estados Unidos, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência AFP – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou sua posição sobre a reintegração da Rússia ao Grupo dos Sete (G7), destacando que gostaria de ver o país de volta ao seleto grupo de nações industrializadas. Durante uma entrevista na Casa Branca nesta quinta-feira (13), Trump disse: “Eu adoraria tê-los de volta”, e enfatizou que a questão não se trata de gostar ou não da Rússia, mas de uma necessidade de integração.

A Rússia foi expulsa do Grupo dos Oito, o predecessor do G7, após a anexação da Crimeia, na Ucrânia, em 2014, uma ação que gerou condenação internacional. Trump, no entanto, criticou os ex-presidentes dos EUA, Barack Obama e Joe Biden, afirmando que a expulsão foi um erro. “Obama e algumas outras pessoas cometeram um erro, e expulsaram a Rússia. É bem possível que, se tivéssemos o G8, você não teria tido o problema com a Ucrânia”, afirmou Trump, sugerindo que a atual guerra na Ucrânia poderia ter sido evitada.

O ex-presidente também reiterou uma de suas declarações de seu primeiro mandato (2017-2021), em que defendia o retorno da Rússia ao G7. Em seus comentários mais recentes, Trump ainda se dispôs a trabalhar para resolver o conflito em andamento entre a Rússia e a Ucrânia, que teve início com a invasão russa em 2022. Ele concluiu, dizendo que, se estivesse no poder, “a Rússia nunca teria atacado a Ucrânia”.

Trump continua a se destacar por sua postura contrária às políticas de seus predecessores, propondo uma abordagem mais conciliatória com Moscou em um cenário global marcado pela tensão geopolítica.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img