Washington, Estados Unidos, 14 de fevereiro de 2025 – Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (13) um plano que visa combater práticas comerciais globais, que, segundo ele, são desleais para os Estados Unidos. O novo sistema de “tarifas recíprocas” permitirá que o país iguale as taxas de importação impostas por outros países aos produtos americanos.
Em uma declaração, Trump afirmou: “O que eles cobraram, nós cobramos. Assim, ninguém poderá reclamar.” O presidente ressaltou que o sistema de comércio internacional tem sido injusto para os EUA por muitos anos, tanto com aliados quanto com adversários, e acredita que o novo sistema trará equilíbrio e prosperidade para a economia americana.
As tarifas serão aplicadas caso a caso, e as decisões sobre as taxas serão feitas no início de abril. Trump ainda afirmou que os países poderão evitar danos econômicos caso decidam reduzir ou eliminar as tarifas sobre os produtos dos EUA.
O Japão está entre os países que serão avaliados, e embora as taxas de tarifas do país sejam relativamente baixas, existem barreiras estruturais que ainda dificultam o acesso de produtos americanos ao mercado japonês.
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am
- Partido oposicionista da Coreia do Sul escolhe Lee como candidato - 28 de abril de 2025 5:44 am
- Premiê japonês Ishiba inicia visita ao Vietnã e Filipinas - 28 de abril de 2025 2:41 am