Washington, Estados Unidos, 20 de fevereiro de 2025, Kyodo News – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que as tarifas sobre carros importados serão impostas a partir de 2 de abril, com uma taxa de cerca de 25%. Embora não tenha especificado os países-alvo, a medida terá um impacto direto no Japão, um dos principais exportadores de automóveis para os EUA. Durante sua coletiva na última sexta-feira (14), Trump também declarou que outros produtos, como semicondutores e produtos farmacêuticos, também serão alvo de tarifas, com um aumento significativo ao longo do ano.
O Japão, que exportou 1,33 milhão de carros para os Estados Unidos no ano passado, com isso respondendo por mais de um terço de suas exportações globais de carros, será severamente impactado pela medida. A Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão destacou a importância desse mercado, que pode sofrer uma queda nas exportações devido ao aumento dos preços. Segundo o economista Takahide Kiuchi, do Nomura Research Institute, o aumento das tarifas pode reduzir as vendas de carros japoneses nos EUA, o que acarretaria em uma queda na produção e até na diminuição de empregos no Japão, afetando diretamente a economia japonesa.
Kiuchi ainda apontou que a redução nas exportações de carros no mercado norte-americano afetaria também as fábricas japonesas fora dos Estados Unidos, prejudicando a economia global das montadoras. Considerando que os automóveis representam uma parte significativa da economia japonesa, o Japão tentará evitar que as tarifas sejam aplicadas a este setor, que é crucial para o crescimento econômico do país.
- Japão apresenta caça de 6ª geração que impressiona o mundo - 21 de fevereiro de 2025 12:02 pm
- Zelenskyy e enviado dos EUA cancelam coletiva após reunião - 21 de fevereiro de 2025 10:13 am
- Trump celebra 80 anos da Batalha de Iwo Jima e a aliança EUA-Japão - 21 de fevereiro de 2025 10:03 am