Kyoto, Japão, 8 de fevereiro de 2025 – Kyodo News – Taiwan e Coreia do Sul reagiram positivamente à declaração conjunta divulgada após a cúpula entre o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O documento destacou a importância de manter a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan como um elemento indispensável para a segurança e a prosperidade da comunidade internacional, enfatizando a resolução pacífica das questões no estreito e a participação significativa de Taiwan nas organizações internacionais.
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, expressou em uma postagem nas redes sociais neste sábado (8) seu agradecimento. “Continuaremos firmes na cooperação com os Estados Unidos, Japão e outros parceiros globais para avançar na paz e prosperidade regionais”, afirmou o presidente.
Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul também se manifestou após a cúpula. A declaração destacou que as visões de ambos os países sobre a península coreana, incluindo a luta contra as atividades cibernéticas ilegais da Coreia do Norte e a cooperação militar com a Rússia, assim como a busca por diálogo com Pyongyang com base na cooperação trilateral, estão alinhadas com a direção da política sul-coreana, transmitida continuamente ao Japão e aos EUA por diversos canais.
O ministério sul-coreano também deu as boas-vindas à reafirmação do compromisso dos dois países com a desnuclearização total da Coreia do Norte e à importância da cooperação trilateral com a Coreia do Sul.
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am
- Christchurch lembra vítimas de terremoto que matou 185 pessoas em 2011 - 23 de fevereiro de 2025 2:12 am
- Associated Press processa governo Trump por banimento de repórteres - 23 de fevereiro de 2025 2:03 am