Londes, Inglaterra, 26 de fevereiro de 2025 – Kyodo News – O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que o Reino Unido está pronto para aumentar os gastos com defesa. Ele revelou o plano pouco antes de ir a Washington para se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Ele fez o anúncio durante um discurso ao Parlamento na terça-feira (25). Ele disse que a Grã-Bretanha aumentará os gastos com defesa dos atuais 2,3% para 2,5% do PIB até 2027, ou cerca de mais 17 bilhões de dólares por ano. Ele pretende atingir uma meta de 3%.
Starmer disse: “Este governo iniciará o maior aumento sustentado nos gastos com defesa desde o fim da Guerra Fria. Há muito tempo argumento que, diante dos desafios geracionais em curso, todos os aliados europeus devem intensificar e fazer mais por nossa própria defesa.”
O primeiro-ministro também disse que fez “escolhas difíceis” para cortar a ajuda externa para financiar os gastos com defesa.
Starmer se reunirá com Trump na Casa Branca na quinta-feira (27), logo após a visita do presidente francês Emmanuel Macron no início da semana.
As recentes ações do governo Trump, especialmente em relação à Ucrânia, estão soando o alarme entre os países da OTAN sobre o compromisso dos EUA com a segurança europeia.
- Katy Perry integra missão espacial só com mulheres - 15 de abril de 2025 12:33 pm
- Xi propõe união com Vietnã contra pressões econômicas dos EUA - 15 de abril de 2025 10:44 am
- Preço do arroz segue alto no Japão apesar de liberação de estoques - 15 de abril de 2025 10:37 am