Teerã, Irã – 11 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Press TV – O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, criticou duramente a abordagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca negociações com Teerã ao mesmo tempo em que impõe pressões sobre o país. A declaração foi feita durante um discurso na capital iraniana, nesta segunda-feira (10), em uma cerimônia que marcou o 46º aniversário da Revolução Islâmica, que em 1979 depôs o regime pró-EUA e estabeleceu o governo atual, liderado por clérigos islâmicos.
Pezeshkian acusou Trump de agir de forma contraditória, dizendo: “Exatamente onde ele diz que queremos negociar, ele assina e anuncia todas as possíveis conspirações para levar esta revolução ao chão.” O presidente também desmentiu a acusação de Trump de que o Irã teria causado instabilidade na região, afirmando que é Israel, com o apoio dos EUA, quem continua a bombardear pessoas na Faixa de Gaza, no Líbano e na Síria.
Aos críticos das negociações com os EUA, o presidente iraniano lembrou o abandono unilateral do acordo nuclear internacional pelo governo Trump, durante seu primeiro mandato. O acordo exigia que o Irã restringisse seu programa nuclear em troca do levantamento das sanções internacionais. A atitude dos EUA, segundo Pezeshkian, gerou desconfiança entre os cidadãos iranianos quanto à sinceridade das negociações com Washington.
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am
- Christchurch lembra vítimas de terremoto que matou 185 pessoas em 2011 - 23 de fevereiro de 2025 2:12 am
- Associated Press processa governo Trump por banimento de repórteres - 23 de fevereiro de 2025 2:03 am