Tóquio, Japão, 21 de fevereiro de 2025 – Agência de Notícias Kyodo News – A polícia japonesa adotou medidas de proteção em 10 casos relacionados a ofertas de emprego ilícitas no exterior nos últimos quatro meses, alertando que os cidadãos podem colocar suas vidas em risco ao aceitar tais propostas. O aviso foi divulgado após dois estudantes do ensino médio, que aparentemente foram forçados a participar de golpes em Mianmar, serem colocados sob custódia protetiva.
De acordo com a Agência Nacional de Polícia, as medidas de proteção foram tomadas em casos ocorridos entre meados de outubro e fevereiro. Em todos eles, as vítimas viajaram para o exterior após serem atraídas por ofertas de “empregos lucrativos”. Algumas foram forçadas a cometer crimes ou sofreram ameaças ao tentar fugir.
Os destinos incluíram países como Mianmar, Camboja, China e Malásia. Os dois estudantes do ensino médio, que relataram ter sido forçados a trabalhar em esquemas de fraude em Mianmar, descreveram experiências como serem levados para edifícios com pessoas armadas e sofrerem violência com armas de choque caso não atingissem as metas de golpes bem-sucedidos.
Em outros casos, uma vítima afirmou que aceitou uma proposta de emprego para pagar dívidas, mas, ao chegar ao Camboja, foi forçada a participar de fraudes. Outra vítima relatou que, ao expressar o desejo de voltar para casa após ser instruída a cometer golpes na China, foi ameaçada com o nome de uma gangue.
A polícia alerta que, ao viajar para o exterior sob tais circunstâncias, as pessoas podem ser levadas para áreas inesperadas e forçadas a participar de atividades criminosas. Além de não receberem pagamento, elas podem ser ameaçadas, mantidas em cativeiro ou até mesmo mortas.
A Agência Nacional de Polícia recomenda que os cidadãos não aceitem ofertas de trabalho suspeitas, mesmo que sejam indicadas por conhecidos. A prevenção e a conscientização são essenciais para evitar que mais pessoas caiam em esquemas criminosos internacionais.
- Katy Perry integra missão espacial só com mulheres - 15 de abril de 2025 12:33 pm
- Xi propõe união com Vietnã contra pressões econômicas dos EUA - 15 de abril de 2025 10:44 am
- Preço do arroz segue alto no Japão apesar de liberação de estoques - 15 de abril de 2025 10:37 am