Berlim, Alemanha, 25 de fevereiro de 2025 – Deutsche Presse-Agentur (DPA) – O maior bloco de oposição da Alemanha, a aliança entre a União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU), conquistou o maior número de assentos na eleição geral de domingo (23). O bloco de centro-direita está a caminho de liderar as negociações de coalizão pós-eleição para formar um governo.
O candidato do bloco para chanceler, Friedrich Merz, expressou esperança de lançar um novo governo por volta de meados de abril durante uma aparição na TV no domingo (23) à noite. Merz é esperado para se tornar o chanceler alemão.
A comissão eleitoral da Alemanha divulgou os resultados da contagem de votos. Eles mostram que a CDU/CSU obteve 28,6% dos votos, enquanto o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve 20,8%.
O Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, do chanceler Olaf Scholz, obteve 16,4% dos votos.
O AfD, anti-imigração, é visto como de extrema-direita e não apoia a Ucrânia. O partido ganhou o dobro da participação nos votos em comparação com a eleição anterior, há quatro anos.
A mídia local diz que os resultados das eleições refletem um desejo de mudança do governo liderado por Scholz, que viu estagnação política no país.
- Xi pede união da Ásia contra abusos tarifários americanos - 17 de abril de 2025 9:24 am
- Justiça condena Japão por abuso no Centro de Imigração de Osaka - 17 de abril de 2025 9:12 am
- Coreia do Norte enviou 4 milhões de projéteis à Rússia - 17 de abril de 2025 8:46 am