Tóquio, Japão, 13 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Kyodo – A NASA anunciou na terça-feira (11) que adiantou o lançamento da missão Crew-10 para a Estação Espacial Internacional (ISS) para o dia 12 de março, antecipando a data original, que estava prevista para o final de março ou até depois. A missão será conduzida por uma cápsula SpaceX, que levará o astronauta japonês Onishi Takuya e outros três membros da tripulação.
Onishi Takuya, que já tem experiência em viagens espaciais, ficará na ISS por cerca de seis meses. A missão também incluirá astronautas americanos e um russo. Após entregar os novos membros da tripulação à estação, a cápsula retornará à Terra com dois astronautas da NASA que estão na ISS desde junho do ano passado. Esses dois astronautas, que chegaram à estação em uma cápsula Boeing Starliner, tiveram sua volta adiada devido a problemas técnicos com a espaçonave.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia solicitado a Elon Musk, fundador da SpaceX, que garantisse o retorno dos astronautas que estavam presos na estação devido aos problemas técnicos. A NASA agora conseguiu antecipar o lançamento da missão após decidir utilizar uma cápsula Dragon da SpaceX que já havia sido usada anteriormente, em vez de uma nova cápsula.
Essa será a segunda missão de Onishi à ISS, tendo ele realizado sua primeira viagem ao espaço em 2016, a bordo de uma cápsula Soyuz russa.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am