Tóquio, Japão, 27 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Kyodo – O Ministério da Defesa do Japão confirmou nesta quarta-feira (26) que detectou pela primeira vez o voo de um drone chinês GJ-2 sobre as áreas próximas ao Japão. O veículo aéreo não tripulado, que combina funções de reconhecimento e ataque, sobrevoou o Mar da China Oriental e passou entre as ilhas principais de Okinawa e Miyako, antes de se direcionar ao Oceano Pacífico.
O ministério informou que o drone alterou sua direção de sul para nordeste, atingindo uma área a leste da ilha de Amami Oshima, onde o veículo fez uma curva e retornou pela mesma rota em direção à China.
Além disso, o ministério relatou a presença de outro drone de reconhecimento chinês, que seguiu uma trajetória similar. Em resposta ao voo dos drones, a Força Aérea de Autodefesa do Japão enviou caças para monitorar a situação.
De acordo com o Ministério da Defesa, os drones não violaram o espaço aéreo territorial japonês. No entanto, o governo japonês segue monitorando as crescentes atividades militares da China nas proximidades do território japonês.
- Fundadores do Seven & i não conseguem financiamento para compra - 28 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Maçãs armazenadas sob neve ficam mais doces em Aomori - 28 de fevereiro de 2025 8:03 am
- Israel e Hamas iniciam negociações para fase dois do cessar-fogo - 28 de fevereiro de 2025 7:59 am