Paris, França, 12 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias da França – O presidente francês Emmanuel Macron anunciou, nesta segunda-feira (10), durante a abertura do AI Action Summit em Paris, que um grande centro de dados focado em inteligência artificial será construído na França. O projeto contará com investimentos estrangeiros de empresas como Amazon, do setor de tecnologia dos Estados Unidos, além de empresas de países como Canadá, Reino Unido e Japão.
O centro de dados de IA será um dos maiores do mundo, com um investimento previsto de 109 bilhões de euros (aproximadamente 112 bilhões de dólares) nos próximos anos. Macron destacou que a França tem a infraestrutura necessária, especialmente a energia nuclear, para atender à demanda elétrica massiva que um centro desse porte exigirá.
Durante o evento, Macron se posicionou sobre a competitividade global no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, que, atualmente, é dominada pelos Estados Unidos e pela China. Ele comentou que, ao contrário de países que dependem de combustíveis fósseis, a França não precisa “furar” a terra para obter a energia necessária, já que possui usinas nucleares que garantirão o fornecimento.
O anúncio foi feito no contexto do AI Action Summit, um evento que reuniu mais de mil oficiais de governos e empresas ao redor do mundo, incluindo o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Guoqing.
Com este projeto, Macron visa consolidar a França como um polo importante para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, buscando um posicionamento estratégico nesse setor vital para o futuro da economia global.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am