Washington, EUA – 20 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Reuters – Um livro que contém os nomes de aproximadamente 125.000 pessoas de ascendência japonesa, enviadas para campos de internamento nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, será exibido em todo o país. O livro, que é normalmente mantido no Museu Nacional Japones-Americano, em Los Angeles, começará sua exibição em Washington na quarta-feira (19) e seguirá para oito estados que abrigaram os campos de internamento até julho do próximo ano.
Em 19 de fevereiro de 1942, o então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, assinou uma ordem executiva que determinava a prisão de japoneses-americanos como “alienígenas hostis”, em resposta ao ataque a Pearl Harbor.
A cerimônia de lançamento da exposição ocorreu em Washington, e a presidente e CEO do museu, Ann Burroughs, fez um discurso destacando a importância do evento. Ela afirmou: “A internação de japoneses-americanos não é apenas um capítulo da história. É um aviso sobre as consequências de uma liderança e justiça falhas.”
Uma mulher de Maryland, cujos avós e outros familiares foram presos, comentou sobre o evento: “Estou muito animada com a exposição porque acho que ela ajudará a educar pessoas fora da comunidade de descendência japonesa sobre as histórias, as dificuldades e a resiliência dos nipo-americanos.”
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am