Pequim, China, 20 de fevereiro de 2025, Reuters – Líderes empresariais japoneses que visitam a China concordaram com autoridades chinesas em fortalecer a cooperação bilateral no uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial.
A delegação da Associação Econômica Japão-China se reuniu com altos funcionários do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China em Pequim, na quarta-feira (19).
Durante as discussões, um representante chinês expressou preocupação com a cooperação industrial internacional, aparentemente em relação aos Estados Unidos. O representante destacou que há movimentos para criar barreiras no comércio e na tecnologia científica, transformando essas questões em assuntos políticos. Ele pediu uma colaboração mais estreita entre Japão e China.
Em resposta, Shindo Kousei, presidente da Associação Econômica Japão-China, afirmou que a China está liderando o mundo no uso de novas fontes de energia, veículos elétricos, direção autônoma e comunicação via internet. Ele ressaltou que espera que a cooperação entre os dois países no uso da tecnologia da informação e comunicação seja uma oportunidade para criar novas indústrias e atividades econômicas.
Os participantes da reunião também discutiram formas de melhorar a eficiência da indústria de manufatura e resolver questões sociais por meio do uso de inteligência artificial e gerenciamento de dados.
Os delegados japoneses estão programados para visitar Changsha, na província de Hunan, de quarta-feira (19) a sexta-feira (21), onde se encontrarão com autoridades governamentais locais e inspecionarão empresas da região.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am