9 C
Kóka
quarta-feira, 2 abril, 2025 4:44: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão terá cota feminina em escola de pilotos

Escola de aviação introduzirá cota para mulheres em 2027 para combater escassez.

Tóquio, Japão, 27 de Fevereiro de 2025, Jiji Press – O Ministério dos Transportes do Japão diz que a escola pública de treinamento de pilotos do país introduzirá uma cota especial de entrada para candidatas do sexo feminino no ano fiscal de 2027. Isso ocorre em meio a uma escassez de pilotos e à baixa proporção de pilotos do sexo feminino.

O Civil Aviation College (Faculdade de Aviação Civil) é a única instituição pública de treinamento de pilotos no Japão, e seus graduados representam aproximadamente 40% de todos os pilotos que trabalham para companhias aéreas domésticas.

O Ministério dos Transportes diz que no novo sistema, cerca de 20 vagas do total de aproximadamente 100 alunos serão destinadas a mulheres. O número de quartos individuais nos dormitórios será aumentado e os chuveiros serão renovados.

O ministério também decidiu eliminar a exigência de altura mínima de 158 centímetros para entrada em 2026. Nenhuma companhia aérea doméstica tem tal exigência.

Funcionários do ministério observaram que a maior faixa etária de pilotos no Japão está na casa dos 50 anos. Muitos deles se aposentarão nos próximos anos. Eles também disseram que as mulheres representam menos de 2% de todos os pilotos no Japão, um número significativamente baixo em comparação com a média global.

Os funcionários disseram que o ministério pretende aumentar a porcentagem de mulheres pilotos para 10% nos próximos 10 anos.

Para esse fim, diz que aumentará os esforços, incluindo a realização de seminários com o setor privado, onde mulheres pilotos de várias companhias aéreas podem compartilhar experiências sobre desenvolvimento de carreira e cuidados infantis.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img